sábado, 24 de setembro de 2011

Sofrer com diginidade




Nunca saberemos sofrer com a dignidade necessária. Haverá sempre momentos difíceis em que sentiremos o grito da nossa humanidade que se rebela. É nesses momentos que o nosso olhar deve fixar-se em Jesus, modelo e mestre do sofrimento libertador. Os santos, de uma forma ou outra, beberam do cálice do sofrimento e nele encontraram a coragem para não desanimar na vida.
Gostaria de oferecer algumas pistas que são úteis na minha vida quando me deparo com os pequenos sofrimentos. O Senhor me ama a tal ponto que, vendo a minha fragilidade, não me envia dores maiores porque sabe que não seria capaz de sustentá-las sem cair no chão e ficar aí até que um bom cireneu me ajudasse a levantar-me:
1. Quando vejo o sofrimento aproximar-se de mim tomo a atitude que tomaram Jesus e Santa Teresinha. Peço ao Pai que me liberte e, se posso fugir, vou fugindo. Mas sempre acrescento duas pequenas orações que me parecem as mais belas em todos os momentos da vida: "Seja feita a vossa vontade assim no céu como na terra" e "se for possível que se afaste de mim este cálice! Mas que direi, eu vim para fazer a vossa vontade".
2. Tento descobrir qual é a causa do sofrimento. Se for por minha negligência, falta de amor ou imprudência humana, tento me converter. Se vem de Deus e sinto-me totalmente inocente, vejo nisto uma "noite escura, uma purificação" que devo saber acolher com alegria, porque serve para minha santidade. Na escola de São João da Cruz tenho aprendido muito sobre o sofrimento.
"Ó almas desejosas de andar seguras e consoladas nas coisas do espírito! Se soubésseis quanto vos convém padecer sofrendo, para alcançar esta segurança e consolo! E como, sem isto, é impossível chegar ao que a alma deseja, antes, ao contrário, é voltar atrás, jamais buscaríeis consolo de modo algum, nem em Deus, nem nas criaturas. Carregaríeis, de preferência, a cruz, e, nela pregadas, desejaríeis beber fel e vinagre puro e o teríeis por grande ventura, vendo como pela vossa morte ao mundo e a vós mesmas viveríeis para Deus, em deleites espirituais."(São João da Cruz - Ch 2,28).
João da Cruz pediu sofrimento a Deus para que pudesse ser encontrado digno de ser mais amado. Não se pode ser amigo da glória de Cristo e inimigo da cruz de Cristo.
3. Vejo nos sofrimentos uma participação mais direta na paixão do Senhor Jesus. É preciso ver o nosso corpo como um prolongamento do mistério da encarnação e realizar em nossa carne o que falta à paixão do Senhor. O sofrimento como intimidade com a humanidade de Jesus e como solidariedade com milhões de irmãos que a cada dia carregam cruzes pesadas e sofrem o drama da solidão...
4. Procuro não me apavorar diante dos sofrimentos mas saber "esperar" o momento oportuno. A Bíblia nos diz "quem se colocar ao serviço de Deus prepare-se para a prova". É na paciência que tudo se alcança. Devemos conservar no nosso coração a certeza de que Deus nunca nos enviará um sofrimento maior que as nossas possibilidades. Toda cruz é feita sob medida, é pessoal, ninguém pode carregá-la a não ser nós mesmos. Os outros, como bons cireneus, poderão ajudar-nos. Mas a cruz nos pertence e é nela que devemos ser crucificados.A dor, quando é único caminho de fidelidade ao nosso Deus, torna-se amor e martírio, e devemos olhá-la nos olhos, sem medo, porque ela, assumida e amada, é caminho para se entrar no mistério da ressurreição. Não há páscoa sem se passar através da encarnação-paixão-morte. E é só depois da morte que podemos gozar a plenitude do reino, onde o sofrimento, dor, morte, lágrimas, não têm mais cidadania.



- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
por Frei Patrício Sciadini, ocd
Comunidade Católica Shalom

domingo, 18 de setembro de 2011

FORMAÇÃO: Amar além do Agora!





Os que se amam querem-se para além do corpo: são cúmplices de alma. Ele descobre nela o mistério e a importância de ser mulher, porque ela ou é, ou será mãe dos seus filhos. Ela descobre nele o mistério e a importância de ser homem, porque ele será ou é o pai dos seus filhos. O que os move não é apenas o prazer do sexo: é o prazer da pertença, da presença e da continuidade. Também há libido e desejo carnal, mas há um algo mais que transcende ao corpo, à libido e ao desejo.



Para eles as palavras eu te amo, eu te quero, tem outra dimensão. Ela pode contar com ele para o que der e vier, ele conta com ela, sempre, para o que der e vier. Nem um, nem outro acham palavras para descrever o que realmente sentem um pelo outro, mas um sabe o que o outro sente.

Toda essa gama se sentimentos duradouros que incluem confiança, esperança, perdão, admiração, desejo, eles condensam numa palavra: “amor”. Assim se tratam. E quando são religiosos, atribuem a Deus a graça de um haver encontrado o outro. Num mundo de bilhões de pessoas, de repente os dois se acharam e de tal maneira se encaixaram que há séculos pareciam ter sido feitos um para o outro.

Era alguém como ele que ela buscava, alguém como ela que ele buscava. Um dia, em algum lugar, em determinada circunstância, os dois olhares se cruzaram. Não se imaginam separados nunca mais, nem mesmo na eternidade.



É por isso que amar é diferente. Isto que se vê nas capas de revistas de bancas, nos vídeos pornográficos, nos programas ousados de televisão, em novelas, nas praias e nas ruas é desejo oculto ou expresso de acasalamento momentâneo. Amar é outra coisa. Casais que se amam sabem a diferença. Os que descobrem que não se amavam e pessoas que jamais amaram, terão um pouco mais de dificuldade para entender esta relação. Por isso, é preciso ouvir os que amam. São donos de si mesmos, mas sabem que já não se pertencem. Amam-se porque um descobriu parte do mistério do outro! O que falta eles pretendem descobrir durante um longo casamento. O amor quando é amor, trabalha com o mistério do tempo…


Padre José Fernandes de Oliveira, SCJ

sábado, 10 de setembro de 2011

"Irmã Youtube" desperta centenas de vocações pela Internet

  





Um vídeo caseiro no qual uma religiosa dominicana, a Irmã Puri, que recebeu da imprensa espanhola o apelido de "Irmã Youtube", permitiu que milhares de jovens se questionem sobre a vocação à vida religiosa e que 250 mulheres decidam ingressar em um convento.
A história se remonta ao ano 2007, quando o espanhol Antonio González foi visitar sua tia Puri ao mosteiro de Santo Domingo el Real de la Segovia (Espanha). A religiosa, preocupada com a crise de vocações pediu-lhe ajuda e o jovem decidiu gravá-la em vídeo explicando como se apaixonou por Deus e encontrou sua vocação. O vídeo colocado no YouTube.com, já supera as 53 mil visitas.
Antonio é também o criador da Associação Revaloria.org, uma organização sem fins de lucro que há três anos se dedica a criar sites  para difundir os valores cristãos através da rede.
O seu trabalho lhe permite saber que todo mês o buscador Google registra uma média de três mil buscas da frase "ser freira" na internet. "Hoje em dia uma garota que quer ser freira, em vez de fazer o mais normal que seria perguntar a um amigo, ou a uma freira, o que faz é procurar na internet", explica Antonio.
Desde o site www.monjasdominicas.wordpress.com as dominicanas administram um blog mediante o qual transmitem ao mundo o que se vive dentro dos mosteiros. Através desta página, desde o ano de 2010, receberam pedidos de 250 mulheres de todo o mundo para ingressar em um convento.
Irmã Puri – que exerce o cargo de assessora – respondeu aos pedidos e agora estas mulheres se encontram espalhadas por vários institutos religiosos tanto da Espanha como da América Latina.
No site, as religiosas explicam no que consiste o percurso para a consagração, e convidam a passar uma temporada na hospedaria para conhecer mais de perto sua vida. "Se (alguma) quer seguir pode experimentar a vida em comunidade, por que não durante suas férias? Assim se vai crescendo seu desejo de Deus, se esta vida a atrai, pode tratar-se de entrar no monastério".
A primeira etapa dura entre seis e doze meses, chama-se postulado, é a temporada em que a pessoa olha e começa a aprofundar seu desejo. "Quer seguir? Então começa a consagração religiosa. Seguirão etapas de compromisso progressivo - noviciado, profissão temporária - até a profissão solene na qual (a pessoa) entrega a Deus a sua vida, em uma liberdade esplêndida sem saber aonde a conduzirá com amor", explicam.
As religiosas recordam que em cada etapa, as jovens têm a iniciativa e "a comunidade te responde se estiver de acordo, votando. Aqueles anos são uma imersão na vida monástica que permitirá aprofundar sua sede de Deus, descobrir a Ordem e a nossa comunidade".
Antonio também criou um site (em espanhol) de ajuda aos rapazes com inquietações sacerdotais chamado www.sacerdoteyo.org. Nele é possível conhecer diferentes testemunhos que explicam o caminho de vários jovens para sua vocação, além de encontrar assessoramento para contatar com o seminário mais próximo e responder "a essa vocação que sentem em seus corações", conclui.
Assista ao video ( em espanhol)


sábado, 3 de setembro de 2011

Jejum de Daniel









Estamos vivendo um tempo novo em nossas vidas!
Deus nos quer Santos e integros diante DEle e dos irmãos, por isso, essa campanha de oração está sendo proposta a nós!
São 21 dias de oração, renuncia, busca de Deus, interiorização, provação e vitória!
Abaixo segue o audio para os 21 dias dessa campanha, escute, medite, reze comigo...e ao final desses dias receberemos de Deus a vitória!!!!
Peçamos a intercessão de São Miguel Arcanjo, que ele nos ajude nessa peleja, e peçamos o auxílio e Colo de Maria, para que nesses dias nos momentos de aperto encontremos NELa o descanso e o refrigério de DEus, para continuarmos a batalha!!!
Não desista, lute...
 

“Campanha “Daniel” de Jejum e Oração “Naqueles dias eu, Daniel, estava pranteando por três semanas inteiras. Nenhuma coisa desejável come, nem carne nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com ungüento, até que se cumpriram as três semanas completas.” (Dn 10, 2-3)A passagem acima descrita, tirada do livro de Daniel, é o exemplo clássico de um “jejum parcial”, realizado em meio às atividades do dia-a-dia, com o propósito de alcançar de Deus a revelação de sua vontade. Chamamos “jejum parcial” porque não se faz abstinência absoluta de alimentos. Está claro que existe um valor muito grande neste tipo de jejum. Lendo os versículos seguintes deste capítulo de Daniel, verificamos que o culminar deste jejum foi uma tremenda visitação do anjo do Senhor com uma revelação indispensável a respeito das batalhas que se travam nas regiões celestes (versículos 13-22).
Além disso, o próprio Senhor, em sua visita a Daniel, assegura com palavras encorajadoras a eficácia de seu jejum e penitência:
“Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste teu espírito a compreender, e em que te humilhaste diante de teu Deus, tua oração foi ouvida, e é por isso que Eu vim.” (v. 12). Aleluia! Quando nós somos movidos pela promessa de Deus e numa atitude que o agrada, começamos a transformar esta promessa em realidade no jejum e na oração; no momento em que nosso coração se humilha e busca a face do Senhor,
nossas palavras são ouvidas no céu.
Daniel dedicou três semanas completas (vinte e um dias) ao jejum e à oração. O tempo dedicado ao jejum é reservado para buscar o Senhor, mesmo em meio às atividades cotidianas.
Somos convocados a intensificar nossa comunhão com o Senhor.
Segundo o desejo de Jesus, devemos fazer isto sem ostentação, mas com discrição e buscando agradar somente ao Pai. Outro fator importante em um tempo de jejum é o propósito que nos move a fazê-lo.
Um jejum sem propósito definido é como vagar num túnel escuro, sem se saber de onde vem ou para onde vai.
Olhando as Sagradas Escrituras, encontraremos muitas razões que levaram as pessoas ao jejum. Se vamos jejuar,
teremos que ter objetivos firmes e claros pelos quais lutar:
estar com Deus; receber sua Palavra; interceder; enfrentar satanás e suas tentações.
Como faremos nosso Jejum?
Por três semanas (vinte e um dias), a contar de 3 a 23 de fevereiro, ou outra data escolhida livremente, somos convocados a um jejum parcial.
Será um tempo de maior oração e dedicação ao Senhor.
Durante este tempo, evitaremos alimentos pelos quais buscamos mais saciar nosso gosto do que as necessidades reais do nosso organismo (doces, refrigerante, excesso de frituras ou outros alimentos que constituam hábitos alimentares aos quais estejam apegados).
Aos que tiverem condições, escolher entre duas opções: ou iniciar a alimentação diária só a partir das 12h, ou simplesmente cortar uma das refeições do dia.
Cuidado somente para não “descontar” na próxima refeição para compensar o que foi omitido.
Roteiro para a oração pessoal nos dias de jejum:
1°dia:03/02-Ore o sal. 15 e tome posse da herança que o Senhor reservou para você.
2°dia:04/02-Ore o sal. 19 e levante bandeiras de vitória na sua vida, em nome do Senhor.
3°dia:05/02-Ore o sal. 23 e deixe entrar o Rei da Glória na sua vida e na sua casa.
4°dia:06/02-Ore o sal. 33 e prove como o nosso Deus é bom.
5°dia:07/02-Ore o sal. 56 e mantenha o seu coração firme em meio às dificuldades.
6°dia:08/02-Ore o sal. 31 e receba o maravilhoso perdão que Deus tem para você.
7°dia:09/02-Ore o sal. 85 e creia que o Senhor ouve você nos dias de angústia.
8°dia:10/02-Ore o sal. 102 e bendiga o Senhor que afasta de nós os nossos pecados.
9°dia:11/02-Ore o sal. 26 e vença todo medo com a luz e a salvação que vem do Senhor.
10°dia:12/02-Ore o sal. 29 e exalte o Senhor que livra você de todos os males.
11°dia:13/02-Ore o sal. 114 e declare o seu amor e gratidão ao Senhor.
12°dia:14/02-Ore o sal. 24 e volte seus olhos só para o Senhor seus caminhos.
13°dia:15/02-Ore o sal. 83 e encontre um abrigo seguro junto ao coração de Deus.
14°dia:16/02-Ore o sal. 53 e declare que o Senhor já está vindo em seu auxílio.
15°dia:17/02-Ore o sal. 120 e creia: o seu socorro vem somente do Senhor.
16°dia:18/02-Ore o sal. 148 e louve o nome santo do Senhor com toda a criação.
17°dia:19/02-Ore o sal. 125 e creia na promessa: você colherá frutos de alegria.
18°dia:20/02-Ore o sal. 146 e adore o Senhor que cura o seu coração ferido.
19°dia:21/02-Ore o sal. 137 e cante ao Senhor na presença dos seus anjos.
20°dia: 22/02 – Ore Lc 1.46-55 e engrandeça o Senhor de todo o seu coração.
21°dia :23/02-Ore Ef 1. 3-12 e creia: Você já recebeu todas as graças e Bênçãos do céu
em Jesus. Aleluia!

Qual é a hora?